O Pix foi lançado em outubro de 2020 pelo Banco Central (BC) e, desde então, coleciona estatísticas favoráveis mês após mês. Em julho deste ano, já alcançou o 2º lugar entre os meios de pagamento preferidos dos brasileiros, segundo a CNN Brasil Business.

Em menos de um ano, o Pix está prestes a se tornar a forma de pagamento mais usada pelos brasileiros em contas à vista, ficando atrás apenas do dinheiro em espécie por uma diferença mínima de 1%. Nesta mesma direção, de acordo com a Valor Investe, o Pix já é a opção mais popular nas redes sociais

Com números tão positivos, o Pix tende a despontar como meio de pagamento predominante no meio digital, como nos marketplaces e nas lojas virtuais.

Uma plataforma de e-commerce completa

Olist Shops é uma solução de e-commerce mobile first utilizada por mais de 300 mil usuários em mais de 190 países. O aplicativo oferece integração com Instagram e Facebook, possibilitando a comercialização dos produtos publicados direto nas redes sociais.

A plataforma Shops faz parte do Olist, um ecossistema de soluções que visa empoderar o comércio digital. Além do aplicativo para criar uma loja virtual, o Olist também oferece soluções para vendas em markeplaces e serviços logísticos, seja qual for o tamanho da sua empresa.

API Pix e integração

Preocupada em manter seu alto padrão de qualidade e performance, a intenção de Olist Shops em integrar o Pix em sua infraestrutura de pagamentos foi uma resposta natural ao mercado. Afinal, estamos falando de um ambiente criterioso e exigente quando o assunto é rotinas de pagamento. 

O Olist, então, buscou a Atar B2B para esta missão de disponibilizar aos seus clientes e parceiros uma forma de recebimento de pagamento com a melhor experiência possível em questão de agilidade e segurança.

Soluções com API Pix

Com a API Pix, Shops pode construir uma dinâmica de pagamentos personalizada para sua operação. Quer saber como funciona?

Em primeiro lugar, o usuário da plataforma Olist Shops cria sua loja online, onde disponibiliza seus produtos ou serviços, informações de entrega e dados da conta bancária para receber o pagamento de suas vendas.

Quando um cliente efetua uma compra e escolhe o Pix como forma de pagamento, o sistema de Olist Shops consulta as APIs da Atar B2B e gera um QR code ou um código Pix para pagamento. Quando este pagamento é realizado pelo cliente comprador, a Atar B2B informa o Olist sobre o recebimento. Neste momento, o Olist dá procedência à compra efetuada e faz a transferência do respectivo valor para o vendedor – também via Pix. Todo este processo dura apenas alguns segundos, mantendo a característica de pagamento imediato do Pix.

Evolução do Pix frente à outros meios de pagamento

A agenda evolutiva Banco Central para o Pix está bastante ativa e as próximas etapas do sistema de pagamentos instantâneo vão possibilitar uma maior agilidade nos processos de recebimento por vendas via internet. A espera pela liquidação de boletos para conclusão da conta está prestes a ficar no passado. Outro ponto relevante é a economia na operação: o Pix tem um custo muito menor em relação ao boleto, por exemplo.

Pix na sua plataforma

Por que gerar um boleto, pagar custo de emissão e liquidação, esperar até 72 horas para efetivar o recebimento, quando você pode usar a tecnologia da Atar B2B para gerar um Pix Cobrança e ter mais desempenho por um custo muito menor?

A Atar B2B, como participante indireto do Pix, coloca à sua disposição todas as operações que envolvem essa nova tecnologia. É possível gerar QR code, códigos (strings) para o Pix copia e cola e cadastrar chaves Pix para os usuários. Essas ferramentas possibilitam a criação de um ecossistema de pagamentos e recebimentos, seja para um e-commerce ou criando um wallet de pagamentos para a sua empresa.

Use nossas APIs de tecnologia financeira e construa a solução que você desejar. Conte com uma rica coleção de produtos e serviços financeiros que você pode utilizar dentro do seu negócio para torná-lo mais eficiente.

Atendemos toda a regulação do Banco Central, já ganhamos mais de 10 prêmios e nossos clientes PJ já transacionam para mais de 400 mil contas usando nossos serviços. Solicite contato no botão abaixo para saber mais sobre essa solução!

Sobre os autores

Equipe Atar B2B - Criação de Conteúdo e Comunicação
Dpto. Comercial
| LinkedIn | Mais publicações
James Raul Withoeft
James Raul Withoeft
Coordenador de Marketing em | LinkedIn | Mais publicações

Possui formação em Comunicação Social com habilitação em publicidade e propaganda e vasta experiência em branding, direção de arte publicitária, design gráfico, projetos editoriais, CX, UX e UI.