Estrelas do TikTok ganharam mais dinheiro do que muitos dos principais CEOs dos EUA. O ano de 2022 começou com esta notícia repercutindo em diversos veículos de comunicação e portais de notícias e memes no Brasil e no mundo. Este foi um levantamento feito pela Forbes para evidenciar o potencial de geração de receita pelo aplicativo TikTok

O maior exemplo disso é a influenciadora Charli D’Amelio que entrou na plataforma em 2019 com vídeos de dança e, hoje, acumula 133 milhões de seguidores. Ela arrecadou um total de US$ 17,5 milhões em 2021 vindos da divulgação de produtos na rede social, de sua linha de roupas e de outros anúncios.

Com o marketing de influência desempenhando com números tão expressivos, surge uma avalanche de desafios e oportunidades. Pensando nisso, preparamos um artigo com a participação de um dos nossos clientes: a agência de marketing de influência Influu. Neste artigo, demonstramos porque a automação é uma peça chave neste mercado. Vamos lá?

A explosão do marketing de influência

Estima-se que o Brasil possui cerca de 1 milhão de digital influencers e este número só deve aumentar, fazendo do marketing de influência a grande aposta no marketing digital. Para fazer frente a este volume, as marcas brasileiras já vêm se adequando. Um estudo do YouPix constatou que, em 2021, houve um aumento de 71% em gastos com marketing de influência que já é peça central da estratégia de empresas de diferentes segmentos

Em um estudo realizado pela Statista, o Brasil se mostrou o país mais impactado por influenciadores digitais. O número de pessoas que compraram algo por causa do trabalho de influenciadores superou os 40%. Dados de uma pesquisa realizada pela Opinion Box nos permitem compreender ainda melhor tamanha influência:

  • 67% dos usuários do Instagram no Brasil seguem algum influenciador digital.
  • 55% dos entrevistados disseram já ter comprado algo indicado ou utilizado por um influenciador digital.
  • 18,5% afirmam que já foram influenciados por celebridades durante seu processo de decisão de compra.
  • 82% dos brasileiros seguem marcas no Instagram.
  • 47% interagem com posts de empresas e marcas.

Esses números demonstram o potencial do mercado de influência digital no Brasil e é por isso que esse ramo está cada vez mais profissional, organizado e otimizado.

“O crescimento do marketing de influência é gigantesco”, afirma Lowrena Araújo Pessoa, Diretora Financeira e RH na Influu. “Mesmo em plena pandemia, este mercado expandiu e tende a crescer muito nos próximos anos”, afirma a executiva.

Agências especialistas em marketing de influência

Grandes empresas já perceberam o poder dos influenciadores em suas estratégias de marketing, oferecendo excelentes contratos para muitos deles. Entretanto, existem influenciadores de todos os portes. Muitos deles falam com públicos bastante específicos. 

O mercado da influência digital, definitivamente, não é restrito às grandes marcas com orçamentos gigantescos. Pequenos e grandes negócios podem se beneficiar com influenciadores digitais em sua comunicação.

Falamos, anteriormente, em aproximadamente 1 milhão de “artistas” dispostos a falar bem de produtos ou serviços em troca de dinheiro. Como as empresas podem encontrar o melhor ROI neste cenário?

Agências especializadas em marketing de influência como a Influu são a resposta para esta pergunta. A Influu busca ser como um “Tinder” que procura a combinação perfeita entre marca e influenciador, garantindo alta performance para os investimentos aplicados nas campanhas.

A Influu já realizou campanhas de sucesso para marcas como AliExpress, TikTok, Kwai, CapCut, Resso, ClickBus, Alice, Stix, Mercedes-Benz e Hyundai. Em seus cases, também já agenciou celebridades e artistas como Tatá Werneck, Felipe Neto, Ludmilla, Juliana Paes e Deborah Secco, além de influs como Giovanna Ewbank, Alvxaro e Gkay.

A troca de valor está no centro desta operação. Vamos ver como os meios de pagamento participam disso? Vem comigo!

Sistema de pagamento automatizado 

A Influu precisa garantir o pagamento de todos os influencers e parceiros. Os valores variam de poucos reais a milhares de reais de acordo com o porte dos influenciadores envolvidos. Logo, serviços com altas taxas sobre os pagamentos podem inviabilizar a operação, bem como dependência de operações manuais ou meios de pagamento ultrapassados. Os pagamentos precisam ser automatizados para garantir rapidez, segurança e a escalabilidade da operação.

Além disso, em determinadas estratégias, existem valores a serem pagos em forma de produto. O influenciador ou usuário, nesse caso, tem direito a um valor em compras na plataforma de e-commerce ou marketplace que está promovendo a campanha.

Em situações como esta, a tecnologia de pagamento adotada precisa ser compatível com o contexto e é capaz de viabilizar ou impedir a estratégia de marketing. A solução de pagamentos adotada pode ser decisiva em condições como esta.

Em determinada campanha agenciada pela Influu, o pagamento de boletos em lote foi decisivo para fazer a campanha acontecer. Esta solução seria a mais adequada em dado contexto.

Pagamento em lote e automação

A solução de pagamento utilizada pela Influu é fornecida pela Atar B2B. A automação de pagamentos é possível por meio do produto Conta Cash Management (CM para os íntimos) e é indicada para empresas que têm grande volume de operações. Com esta solução, você pode:

  • Construir sua própria solução por meio das APIs. 
  • Ganhe velocidade e segurança com a automação das transferências e pagamentos.
  • Economize horas ou até dias com a conciliação automática.
  • Faça pagamento em lote (remessa) de TED, Pix ou boleto.
  • Conte com notificações via webhook.

O suporte atencioso e o compromisso com o projeto do cliente é uma lei para a Atar B2B. Sabemos que lidar com tecnologia financeira pode parecer muito complexo e confuso. Estamos aqui para ouvir e ajudar prontamente.

Lidar com o dinheiro das pessoas é de extrema responsabilidade. Existe muita pressão e urgência entre os envolvidos. Com a Atar B2B, a Influu teve a segurança que precisava para construir sua operação financeira.

“Sempre que eu precisei, a Atar me atendeu. Sempre que acontecem urgências e emergências, a Atar me atende e a gente resolve”, ressalta Letícia Sueroz, Coordenadora Financeira na Influu.

“O suporte rápido faz toda diferença e a Atar é muito ágil e parceira sempre que precisamos.”

Lowrena Araújo Pessoa, Diretora Financeira e RH na Influu.

Automatize suas rotinas de pagamento

Nossas soluções financeiras são flexíveis e customizadas facilmente. Com elas, você pode acrescentar um novo recurso financeiro em sua plataforma ou, até mesmo, criar um sistema de banco digital do zero utilizando nossa plataforma Banking as a Service (BaaS).

Nosso ambiente sandbox está disponível 24/7. Com algumas poucas linhas de código você consegue implementar nossas APIs em uma tarde e montar sua solução financeira do jeito que desejar.

Sobre os autores

James Raul Withoeft
James Raul Withoeft
Coordenador de Marketing em Atar B2B | LinkedIn

Possui formação em Comunicação Social com habilitação em publicidade e propaganda e vasta experiência em branding, direção de arte publicitária, design gráfico, projetos editoriais, CX, UX e UI.