A plataforma da Atar B2B é super modular, então todo tipo de empresa pode criar uma solução financeira customizada e virar fintech!

Separamos uma lista com alguns exemplos pra você conhecer e se inspirar:

1. Corretoras/Exchanges

Ao se conectar com a nossa plataforma, uma corretora pode oferecer aos seus clientes uma conta digital multi-moedas (Real e criptomoedas) e disponibilizar um cartão internacional para usá-las no dia-a-dia, em compras onlines ou físicas e em saques.

Com isso, a empresa vai entregar uma experiência de uso muito melhor e fidelizar o usuário. Além de também gerar novas receitas para a empresa, pois ganhará comissão a cada transação feita na conta ou cartão.

A Coinbase é um exemplo de exchange gringa que já fez isso e a Mercado Bitcoin já divulgou que vai lançar sua conta digital também!

2. Varejistas

Muitos varejistas já concedem cartões de crédito com benefícios e programa de pontos para fidelizar seus clientes.

Mas ao oferecer uma conta digital completa junto com o cartão, pagamentos de contas, recarga de celular e transferências, por exemplo, a empresa fideliza ainda mais o cliente, gera novas fontes de receita e reduz seus custos bancários.

Também é possível fazer o pagamento dos fornecedores pela conta, com custos baixos e com a possibilidade de adiantar o pagamento e ganhar desconto!

Empresas que já fizeram isso e tiveram ótimos resultados foram o Starbucks e a Magazine Luíza.

3. Subadquirente

As subadquirentes podem entregar uma solução completa para seus clientes gerenciarem as vendas e crescerem junto com a empresa: maquininha + conta digital + cartão!

Todos as compras processadas na maquininha ou via QR Code ou por link de pagamento podem ser recebidas na conta digital e ao invés do cliente transferir para outro banco, ele usará o cartão, pagará suas contas e seus funcionários pela plataforma da empresa. 

E como a subadquirente ganha comissão por cada uma dessas transações, ela aumenta sua receita.

Alguns exemplos de subadquirentes que já fizeram suas contas são a Stone e a Cielo.

4. Marketplace

Um marketplace pode oferecer novas formas de pagamento e serviços financeiros mais baratos para os lojistas cadastrados em sua plataforma!

Os clientes podem vender na plataforma online e receber na conta digital da empresa via link de pagamento ou boleto bancário. E assim como na subadquirente, os clientes não vão transferir esse valor para outro banco, eles usarão o cartão, pagarão suas contas e seus funcionários pela plataforma da empresa.

Uma conta digital pode gerar grandes resultados para esse tipo de negócio, como é o caso do Mercado Livre com a sua conta Mercado Pago e o caso da Americanas com a conta AME.

5. Aplicativos

Possui um aplicativo com usuários recorrentes? 

Se sim, não importa sobre o que é o aplicativo, é possível adicionar funcionalidades financeiras a ele e aumentar seu uso, fidelizando os atuais usuários e atraindo novos!

O Facebook percebeu que seus usuários usavam bastante o Whatsapp, por isso está lançando o Whatsapp Pay, que já é um sucesso, antes mesmo de ser lançado.

6. Supermercados

Diversos supermercados já descobriram que é possível fazer o cliente comprar novamente em suas lojas ao oferecer benefícios a eles, como descontos e programa de pontos.

E a maneira mais fácil de fazer isso é criando uma conta digital e um cartão com a própria marca! Assim, os clientes terão muitos benefícios e o supermercado também: reduz a taxa de MDR e gera fontes novas de receita.

O Carrefour, uma das maiores redes de supermercados, fez algo parecido e alcançou ótimos resultados.

7. Imobiliária

Uma imobiliária pode simplificar o jeito de alugar e vender imóveis com uma conta digital, pois é possível pagar o seguro-fiança e os imóveis, agendar visitas e a assinatura do contrato tudo por lá!

Assim, a empresa inova, facilita e traz mais segurança para a experiência de negociação do aluguel, tanto para o locatário, quanto para o locador.

Outra vantagem incrível é oferecer descontos na compra e opções parcelamento com taxas baixas, que é o que o Banco Inter e a imobiliária MRV estão fazendo!

8. Portal de notícias

Grandes portais de notícias podem ter uma nova forma de renda recorrente com uma conta digital.

Como o portal UOL que criou a Pagseguro, solução que possui uma conta digital, maquininha e cartão.

Eles entregam diversos benefícios para lojistas e para o consumidor final, como cashback, saques gratuitos, empréstimos, rentabilidade e outros!

9. Parques de diversão

Para aumentar os gastos médios dentro de parques, podemos nos inspirar na solução da Disney.

Eles desenvolveram e implementaram um sistema de pagamentos: a pulseira MagicBand, que permite fazer compras no parque e ter acesso ao quarto do hotel.

O objetivo foi trazer mais comodidade aos clientes e reduzir a fricção nos pagamentos, o que aumentou em 8% o gasto médio dentro dos parques!

10. Times de futebol

Times de futebol sempre possuem uma torcida apaixonada e fiel!

Então, que tal entregar a eles um app com uma experiência de pagamento toda personalizada e com benefícios? Ou pagar o salário de todo o time pela própria conta digital?

O clube Flamengo já está fazendo isso e além de dar um grande passo na sua transformação digital, terá uma fonte de renda a mais.

Esses são apenas alguns exemplos mais famosos de empresas que podem virar fintech, mas todo tipo de empresa pode criar sua própria fintech!