O termo “Fintechização” apareceu recentemente, quando empresas de diversas áreas se tornaram fintechs. Ou seja, começaram a oferecer serviços e produtos financeiros iguais a de um banco.
Existem empresas fazendo isso à anos, mas a busca por essa solução cresceu e por isso esse é o ano da fintechização!
Conheça alguma das empresas que já fizeram isso:
- Apple
- Starbucks
- Rappi
- Magazine Luíza
- Carrefour
- Mercado Livre
- Stone
- Cielo
- Americanas
- Facebook (Whatsapp)
- 99 Táxis
- UOL
- Coinbase
- Disney
Essas empresas criaram aplicativos para suas contas digitais, emitiram cartões próprios, algumas lançaram maquininhas próprias e outras até desenvolveram uma pulseira de pagamentos. Além dos demais serviços financeiros como pagamento de boletos, recarga de celular, empréstimos, transferências bancárias, programa de pontos entre outras funcionalidades.
Talvez você não conhecia algumas dessas empresas que viraram fintechs, mas acreditamos que você já tenha visto placas como essa na sua cidade:
Isso também é fintechização!!
Em poucos minutos andando por sua cidade, você irá ver algumas lojas oferecendo serviços iguais a de um banco. Pois qualquer tipo de negócio pode oferecer alguma dessas soluções, até a sua empresa!
Mas por que tantas empresas estão virando fintechs?
Redução de custos bancários: os bancos tradicionais cobram tarifas altíssimas para empresas pagarem boletos de fornecedores, fazerem uma transferência ou gerarem boleto aos clientes. Porém ao se tornar uma fintech, esses custos são mais baixos pois é um serviço da empresa.
Aumento da receita: ao oferecer serviços financeiros, a empresa terá mais fontes de renda, pois ganhará comissão a cada boleto pago, cada transferência feita, cada recarga de celular e em toda transação com o cartão e com a pulseira.
Acelerar a transformação digital: cada vez mais, a transformação digital é um mecanismo importante para alcançar o sucesso em uma empresa, principalmente em tempos de crise, como vemos agora com a pandemia do Covid-19. Ao se tornar uma fintech, a empresa dá um grande passo na sua transformação digital.
Fidelização dos clientes: essa é uma maneira de oferecer uma experiência diferente aos seus clientes, fidelizar eles e aumentar a renda apenas com a atual base de clientes da empresa.
Atração de novos clientes: além de fidelizar seus atuais clientes, é possível atrair novos clientes para seu negócio, visto que 45 milhões de brasileiros são desbancarizados, ou seja, não usam nenhum banco ou fintech.
Aqui na Atar B2B, nós possibilitamos que qualquer empresa ofereça serviços como esses, com baixo investimento e em pouco tempo. Conheça nossas soluções em nosso site!