Investidores, empreendedores e desenvolvedores vão adorar este artigo. Aprendizado e entretenimentos caminhando juntos é sempre uma boa notícia!

Confira a maior lista de filmes, séries e documentários sobre sistema monetário, tecnologia, empreendedorismo e negociação que você já viu! Uma sugestão melhor que a outra. Ao todo, são 46 obras para você maratonar e se tornar um expert comendo aquela pipoca que você tanto adora.

Para facilitar a navegação, use os links abaixo:

Piratas do Vale do Silício (Piratas da Informática)

Pirates of Silicon Valley, 1999 – Filme – Biografia, Drama e História. Assista ao trailer.

Até o surgimento de Steve Jobs e Bill Gates, a informática era algo distante, que não fazia parte do universo das pessoas comuns. Os dois, ainda estudantes, lideraram uma revolução que integrou os computadores ao nosso dia a dia.

Steve Jobs

Steve Jobs, 2015 – Filme – Biografia e Drama. Assista ao trailer.

Este filme nos leva aos bastidores da revolução digital. A história se desenrola nos bastidores de três lançamentos de produtos icônicos, terminando em 1998 com o lançamento do iMac.

A Rede Social

The Social Network, 2010 – Filme – Biografia e Drama. Assista ao trailer.

Enquanto o estudante de Harvard Mark Zuckerberg cria o site de rede social que ficaria conhecido como Facebook, ele é processado pelos gêmeos que alegaram que ele roubou a ideia e pelo cofundador que mais tarde foi expulso do negócio.

Grande Demais para Quebrar

Too Big to Fail, 2011 – Filme – Biografia, Drama e História. Assista ao trailer.

Relata o colapso financeiro de 2008 centrando-se no secretário do tesouro, Henry Paulson.

A Fraude

Rogue Trader, 1999 – Filme – Crime, Drama e História. Assista ao trailer.

A história de Nick Leeson, um ambicioso corretor de investimentos que sozinho faliu um dos mais antigos e importantes bancos da Grã-Bretanha.

Margin Call – O Dia Antes do Fim

Margin Call, 2011 – Filme – Drama e Suspense. Assista ao trailer.

Acompanhe as pessoas-chave em um banco de investimento, ao longo de um período de 24 horas, durante os primeiros estágios da crise financeira de 2008.

A Grande Aposta

The Big Short , 2015 – Filme – Biografia, Drama e Comédia. Assista ao trailer.

Em 2006-2007, um grupo de investidores apostou contra o mercado hipotecário dos Estados Unidos. Em sua pesquisa, eles descobrem o quão falho e corrupto é o mercado.

Wall Street: Poder e Cobiça

Wall Street, 1987 – Filme – Crime e Drama. Assista ao trailer.

Um jovem e impaciente corretor de ações está disposto a fazer qualquer coisa para chegar ao topo, incluindo negociar informações privilegiadas ilegais obtidas por meio de um invasor corporativo implacável e ganancioso que coloca o jovem sob sua proteção.

O Lobo de Wall Street

The Wolf of Wall Street, 2013 – Filme – Biografia, Crime e Drama. Assista ao trailer.

Baseado na história verídica de Jordan Belfort, de sua ascensão a um rico corretor de ações vivendo uma vida alta até sua queda envolvendo crime, corrupção e governo federal.

À Procura da Felicidade

The Pursuit of Happyness, 2006 – Filme – Biografia e Drama. Assista ao trailer.

Um vendedor em dificuldades assume a custódia de seu filho enquanto ele está prestes a iniciar uma carreira profissional que mudará sua vida.

O Primeiro Milhão

Boiler Room, 2000 – Filme – Crime, Drama e Suspense. Assista ao trailer.

Um abandono da faculdade, tentando viver de acordo com os altos padrões de seu pai, consegue um emprego como corretor para uma empresa de investimento suburbana, o que o coloca no caminho rápido para o sucesso. Mas o trabalho pode não ser tão legítimo quanto parecia à primeira vista.

Trocando as Bolas

Trading Places, 1983 – Filme – Comédia. Assista ao trailer.

Um investidor esnobe e um astuto vigarista de rua viram suas posições invertidas como parte de uma aposta de dois milionários insensíveis.

Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme

Wall Street: Money Never Sleeps, 2010 – Filme – Drama. Assista ao trailer.

Agora fora da prisão, mas ainda ignorado por seus colegas, Gordon Gekko trabalha para seu futuro genro, um corretor de ações idealista, quando vê uma oportunidade de derrubar um inimigo de Wall Street e reconstruir seu império.

Upstarts

Upstarts, 2019 – Filme – Drama. Assista ao trailer.

Na esperança de fazer o bem e ao mesmo tempo ganhar milhões, três graduados criam uma startup. Mas à medida que os negócios começam a florescer, seu próprio vínculo começa a se desgastar.

Silicon Valley

Silicon Valley, 2014 a 2019 – Série – Comédia. Assista ao trailer.

Acompanhe a história de seis programadores que tentam construir uma carreira bem sucedida no Vale do Silício, Califórnia. A série foi bem aclamada pela crítica especializada e público e mostra de uma forma satírica como é a vida no Vale do Silício e seus moradores.

Loaded

Loaded, 2017 – Série – Comédia e Drama. Assista ao trailer.

Quatro amigos que se tornam multimilionários quando vendem sua empresa de videogame da noite para o dia. Agora, eles precisam se encontrar em meio a esta confusão que envolve dinheiro, culpa, ambição e laços de amizade.

Suits

Suits, 2011 a 2019 – Série – Comédia e Drama. Assista ao trailer.

Mesmo sem se formar e sem licença para advogar, um jovem brilhante impressiona um importante advogado e consegue uma cobiçada posição em sua firma. A série acontece em torno de casos jurídicos sempre bem resolvidos, e com um toque de humor sarcástico.

Mad Men: Inventando Verdades

Mad Men, 2007 a 2015 – Série – Drama. Assista ao trailer.

Um drama sobre uma das agências de publicidade mais prestigiadas de Nova York no início da década de 1960, com foco em um dos executivos de publicidade mais misteriosos, mas extremamente talentosos, Donald Draper.

Billions

Billions, 2016 – Série – Drama. Assista ao trailer.

Um procurador federal ambicioso inicia uma investigação implacável contra Bobby Axelrod, um bilionário que não joga para perder.

O Código Bill Gates

Inside Bill’s Brain: Decoding Bill Gates, 2019 – Série – Documentário. Assista ao trailer.

Documentário que conta a história de vida de Bill Gates enquanto ele busca soluções para alguns dos problemas mais complexos do mundo.

Something Ventured

Something Ventured, 2011 – Documentário – Biografia e História. Assista ao trailer.

A história de como alguns indivíduos construíram uma indústria que iria financiar quase todos os maiores avanços em tecnologia nos últimos 50 anos com empresas como Atari, Genentech, Apple, Intel e outras.

The Inventor: Out for Blood in Silicon Valley

The Inventor: Out for Blood in Silicon Valley, 2019 – Documentário. Assista ao trailer.

A história da Theranos, uma empresa de tecnologia multibilionária, sua fundadora Elizabeth Holmes, a mais jovem bilionária e a fraude maciça que levou à falência da empresa.

Trabalho Interno

Inside Job, 2010 – Documentário – Crime. Assista ao trailer.

Observe mais de perto o que causou o colapso financeiro de 2008.

À Caça de Madoff

Chasing Madoff, 2010 – Documentário – Ficção Policial. Assista ao trailer.

O investigador Harry Markopolos e sua equipe passaram dez anos tentando expor o enorme esquema Ponzi de Bernie Madoff que tomou bilhões de investidores.

Quants: Os Alquimistas de Wall Street

Quants: The Alchemists of Wall Street, 2010 – Documentário. Assista ao documentário.

Os Quants são magos da matemática e programadores de computador na sala de máquinas do nosso sistema financeiro global que projetaram os produtos financeiros que quase quebraram Wall Street.

Becoming Warren Buffett

Becoming Warren Buffett, 2017 – Documentário. Assista ao documentário.

O lendário investidor começou como um garoto ambicioso e obcecado por números de Nebraska e acabou se tornando um dos homens mais ricos e respeitados do mundo.

Enron: Os Mais Espertos da Sala

Enron: The Smartest Guys in the Room, 2005 – Documentário – Biografia e História. Assista ao trailer.

Um documentário sobre a empresa Enron, suas práticas de negócios defeituosas e corruptas e como elas levaram à sua queda.

Capitalismo: Uma História de Amor

Capitalism: A Love Story, 2009 – Documentário – Crime e História. Assista ao trailer.

Um exame dos custos sociais dos interesses corporativos que buscam lucros às custas do bem público.

Apostando no Zero

Betting on Zero, 2016 – Documentário. Assista ao trailer.

Investiga a alegação de que a Herbalife é um esquema de pirâmide e segue o curto investimento de Bill Ackman na Herbalife, que é ostensivamente uma aposta de bilhões de dólares de que a empresa entrará em colapso em breve.

Startup.Com

Startup.com, 2001 – Documentário. Assista ao trailer.

O documentário acompanha o crescimento da empresa govWorks.com. Tudo começa a partir de uma ideia de criar uma ferramenta online que ajudaria os cidadãos a pagar multas de estacionamento.

The Startup Kids

The Startup Kids, 2012 – Documentário – Biografia. Assista ao trailer.

Documentário sobre jovens empreendedores da web nos EUA e na Europa. Contém entrevistas com fundadores do Vimeo, Dropbox, Soundcloud e outros, que falam sobre como começaram suas empresas e suas vidas como empreendedores.

A Ascensão do Dinheiro

The Ascent of Money, 2009 – Série – Documentário. Assista ao trailer.

A história financeira do mundo. O que é o dinheiro? O que os bancos fazem?

  • Supermães (Workin’ Moms, 2017 – Série de TV – Comédia). Quatro mães precisam conciliar filhos, chefes, amor e a agitada vida em Toronto.
  • Coco Antes de Chanel (Coco avant Chanel, 2009 – Filme – Biografia e Drama). Cansada dos chapéus floreados, dos espartilhos apertados e metros de fita que definem a moda feminina, Coco usa as roupas de seu amante como ponto de partida para criar uma elegante e sofisticada linha feminina que a leva para o topo da costura parisiense.
  • Walt antes do Mickey (Walt Before Mickey, 2015 – Filme – Drama). Biografia e carreira de Walt Disney.
  • Quem Quer Ser um Milionário? (Slumdog Millionaire, 2008 – Filme – Drama, Romance). Jovem rapaz conta a história da sua vida nas ruas, as aventuras com o seu irmão e a história do seu amor perdido. O filme explora conceitos como bravura, caráter e persistência. Por isso, é diversas vezes citado como inspiração para empreendedores.
  • Joy: O Nome do Sucesso (Joy, 2015 – Filme – Biografia, Drama). Considerados um dos melhores filmes de empreendedorismo feminino
  • Um Senhor Estagiário (The Intern, 2018 – Filme – Comédia, Drama). Um viúvo de 70 anos decide se tornar um estagiário sênior em um site de moda.
  • Tucker: Um Homem e seu Sonho (Tucker: The Man and His Dream, 2988 – Filme – Biografia, Comédia, Drama). Empreendedorismo, criatividade e a agressiva competição da indústria automobilística. 
  • O Mago das Mentiras (The Wizard of Lies, 2017 – Filme – Biografia, Crime, Drama). Ex-consultor financeiro norte-americano cria uma das maiores empresas de investimentos de Wall Street. Condenado por fraude, ele foi responsável por uma sofisticada operação, considerada a maior fraude financeira da história dos EUA.
  • O Homem Que Mudou o Jogo (Moneyball, 2011 – Filme – Biografia, Drama, Esportes). A sabedoria convencional do beisebol é substituída por métodos da economia, análise de dados e otimização de orçamento.
  • Fome de Poder (The Founder, 2016 – Filme – Biografia, Drama). A história da ascensão do McDonald’s.
  • Jerry Maguire: A Grande Virada (Jerry Maguire, 1996 – Filme – Comédia, Drama, Romance). Um agente esportivo que cai em desgraça e que acaba por manter apenas um cliente, um famoso e problemático jogador de futebol. Através desta relação, o filme discute aspectos como amizade, solidariedade e a procura pelo poder e pelo dinheiro.
  • Apostando Alto (Start-up, 2020 – Série – Drama). Jovem persegue seu sonho de se tornar o Steve Jobs da Coreia com seu primeiro amor, um investidor e um insider de negócios ao seu lado.
  • Ouro e Cobiça (Gold, 2016 – Filme – Crime, Drama). Minerador ambicioso precisa de um plano para continuar no negócio após a morte de seu pai. Para isso, se junta a um geólogo de reputação duvidosa na missão de procurar ouro nas selvas remotas da Indonésia.
  • Jogo do Dinheiro (Money Monster, 2016 – Filme – Crime, Drama, Mistério). Um apresentador de um programa de televisão sobre finanças precisa lidar, em uma transmissão ao vivo, com um desconhecido armado que invade o show e, com exigências, os obriga a continuar a transmissão.

Sobre os autores

James Raul Withoeft
James Raul Withoeft
Coordenador de Marketing em Atar B2B | LinkedIn

Possui formação em Comunicação Social com habilitação em publicidade e propaganda e vasta experiência em branding, direção de arte publicitária, design gráfico, projetos editoriais, CX, UX e UI.

Equipe Atar B2B - Criação de Conteúdo e Comunicação
Dpto. Comercial