Você e sua equipe investiram tempo elaborando e evoluindo seu plano de negócio. Sua empresa trouxe ao mercado o melhor produto ou serviço do segmento, o melhor leque de soluções. Investiu-se recursos em inteligência de marketing e produto e todo o backoffice está tinindo. 

Tudo isso pode estar em risco se o seu cliente tiver dificuldade de fazer o mais importante: pagar – entregar o dinheiro dele para você em troca de todo valor que você entregou. 

Uma das citadas conquistas do e-commerce mundial foi a compra com 1 clique da Amazon, maior site de compras do mundo no presente momento. Houve muito esforço empregado para tornar isso real, não só em tecnologia de pagamentos mas em logística e segurança. Acredito que você concorda comigo ao supor que a Amazon não “moveria essa montanha” se não fosse extremamente relevante, não é mesmo?

Se o seu gateway de pagamentos estiver oferecendo muita resistência no processo de pagamento, ele pode estar sabotando o seu negócio. Vamos ver como reduzir toda fricção possível? Vem comigo! Pagar precisa ser fácil e leve.

O que é gateway de pagamentos?

Gateway de pagamentos é toda a experiência que o usuário vivencia ao pagar pelo produto ao final da compra que acabou de fazer. É um serviço oferecido por empresas de tecnologia financeira para processamento de pagamentos em negócios online, offline ou mistos. Gateway significa algo como caminho de passagem, em inglês, fazendo referência ao processo de fechamento da conta ao sair do estabelecimento.

Do ponto de vista da tecnologia, o gateway de pagamentos envolve a experiência de pagamento, a interface com o usuário e toda a infraestrutura de comunicação entre cliente, empresa, banco e intermediários ligados aos meios de pagamento. Além da segurança, é claro – que precisa ser impecável.

Para entender um pouco melhor, vamos falar das adquirentes, também chamadas de credenciadoras. Nas lojas físicas, por exemplo, as adquirentes atuam por meio das famosas maquininhas. No universo digital, o gateway de pagamentos faz este papel. Adquirência é a operação de liquidação financeira por meio de cartões de crédito e débito, conectando as bandeiras (Visa, Mastercard, Elo, etc) e os bancos. São as adquirentes que processam as transações e repassam os recursos às lojas.

Como funciona?

Depois que o consumidor coloca seus produtos no carrinho de compras e decide finalizar o pedido, será a hora de escolher o meio de pagamento. Muitos usuários optam pelo pagamento por meio do cartão de crédito. Quem não tem cartão ou limite de crédito disponível no momento pode escolher o boleto bancário ou débito em conta. 

Os sistemas de pagamento instantâneo como o Pix, por exemplo, lançado recentemente pelo Banco Central, estão se consolidando cada vez mais e devem se tornar mais comuns nos gateways de pagamento, permitindo que o cliente faça o pagamento instantaneamente lendo um QR code com o celular.

Existem diversas soluções de adquirência e gateway no mercado, com diferentes focos e propostas. Porém, é imprescindível que você preste atenção nas seguintes questões:

Experiência do usuário

Como já vimos anteriormente, o processo de pagamento precisa ser leve e fácil. Alguns aspectos podem fazer seu cliente desistir da compra como, por exemplo, um ambiente poluído, botões com textos ambíguos, tempo de carregamento longo demais, dentre outros.

Integração com seu site

O momento em que o cliente mexe em seu bolso é o mais delicado. Ele precisa se sentir seguro, certo de que não haverá sustos. Sendo assim, é importante que o seu gateway de pagamentos seja integrado com o seu site e tenha sua identidade visual. Se o cliente precisar sair do seu site para pagar, é provável que ele se sinta desconfiado.

Inovação e melhoria contínua

Novas tecnologias de pagamento surgem o tempo todo e, se você não explorar elas, seu concorrente vai. Logo, é sua obrigação manter suas formas de pagamento atualizadas. E seu fornecedor de serviços de pagamento precisa ser 100% companheiro nessa empreitada.

Segurança

Por se tratar do dinheiro do seu cliente e de informações extremamente sensíveis, a segurança é uma máxima inquestionável. Seu fornecedor de tecnologia precisa estar bem calçado neste requisito para você não ter problemas no futuro.

Preço

Procure o gateway com preços e taxas mais competitivos. Os preços variam segundo os recursos oferecidos, logo, encontrar o fornecedor com a melhor relação de custo-benefício vai ajudar você a escalar seu negócio de forma mais eficiente.

É para minha empresa?

Um gateway de pagamento e a adquirência são serviços comumente utilizados por lojas virtuais (e-commerce), SaaS (Software as a Service) e empresas de grande porte. 

Além disso, é uma tecnologia flexível e aberta a novas aplicações. Um modelo menos óbvio do gateway é a tecnologia “self checkout”, que permite que os próprios consumidores registrem suas compras nos supermercados e efetuem o pagamento das mesmas.

Encontrar a melhor e mais completa solução de adquirência vai permitir que o dinheiro entre mais facilmente, facilitando o recebimento pelos seus produtos e serviços vendidos. E certamente vai poupar você de muita dor de cabeça.

Como contratar?

A Atar B2B oferece o melhor gateway de pagamentos do mercado e uma solução completa de adquirência, acompanhada da assessoria que você precisar. Inclusive, graças à nossa natureza Banking as a Service (Baas), você pode construir seu próprio gateway de pagamentos se esta for a sua intenção.

Estamos há 9 anos no mercado financeiro, atendemos toda a regulação do Banco Central, já ganhamos mais de 10 prêmios de reconhecimento.

Sobre os autores

James Raul Withoeft
James Raul Withoeft
Coordenador de Marketing em Atar B2B | LinkedIn

Possui formação em Comunicação Social com habilitação em publicidade e propaganda e vasta experiência em branding, direção de arte publicitária, design gráfico, projetos editoriais, CX, UX e UI.

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