A Conta Escrow costuma ser utilizada em transações de risco, visando minimizar possíveis prejuízos para comprador e vendedor. Por causa das taxas cobradas pelos bancos para a custódia do dinheiro, o uso desse tipo de serviço costumava ser mais comum em negociações que envolvem grandes quantias. Entretanto, com a popularização das compras pela internet, a dinâmica da Conta Escrow se mostrou uma perfeita solução para as compras do dia a dia.

Na Atar B2B, você encontra tudo o que precisa para construir este incrível produto. Você tem a sua disposição toda a tecnologia necessária para desenvolver a sua Conta Escrow. Abaixo, vamos explorar como esta conta funciona e como você pode incluí-la em sua plataforma.

O que é Conta Escrow

Frequentemente, costuma-se referir-se a Conta Escrow como Escrow Account, Conta Caução, Conta Garantia, Conta de Garantia ou Conta Controlada. O termo escrow é uma derivação inglesa da palavra “escroue”, original do francês antigo e que significa pedaço de papel ou rolo de pergaminho. Isso indicava a escritura que um terceiro detinha até que a transação fosse concluída, sendo esta a essência da Conta Escrow.

Em resumo, escrow é um arranjo comercial intermediado por um mediador que garante que a transação só será efetivada mediante o completo comprimento do combinado entre as partes envolvidas.

Em outras palavras, escrow é uma garantia prevista em um contrato ou acordo comercial que é mantida sob a responsabilidade de um terceiro (agente escrow) até que as cláusulas deste acordo sejam cumpridas por ambas as partes envolvidas no negócio.

Normalmente, essa garantia envolve um depósito em dinheiro em uma conta criada especificamente para isso – uma Conta Escrow. O destino deste dinheiro, então, obedece às cláusulas do contrato. Se o vendedor (recebedor) atender aos seus encargos, o dinheiro lhe é entregue.

Como a Conta Escrow funciona na prática

O terceiro que geralmente faz a custódia dos recursos é uma instituição bancária ou plataforma mediadora. Ela se responsabilizará pela guarda, administração e destinação dos ativos depositados, obedecendo estritamente às formas pré-estabelecidas no contrato escrow.

Este agente mediador (agente escrow) é quem proporciona maior garantia para a negociação. Todas as partes passam a ter a garantia de que o valor será liberado nos termos do contrato e quando cumpridas as condições e etapas do negócio.

Vendedor, agente escrow e comprador, respectivamente.

Vamos tomar como exemplo uma situação de compra e venda. O vendedor, o comprador e o agente escrow assinam o contrato escrow. Em seguida, o comprador depositará o valor relativo à compra do objeto, deixando este recurso sob a guarda do agente escrow. No passo seguinte, o vendedor executa os serviços necessários para o fornecimento do produto. Após a análise e aprovação do produto, o comprador comunica o agente escrow de que o produto foi entregue nos termos contratados. Neste momento, o agente escrow efetua a liberação dos valores para o vendedor e a negociação é concluída com êxito para ambas as partes. 

Podemos verificar este modelo sendo praticado pela OLX, por exemplo, que utiliza sua conta digital OXL Pay para dar suporte a esta operação. Além da OLX, diversos outros marketplaces se utilizam desta solução para garantir negociações seguras.

Exemplo de Conta Escrow aplicada a compra e venda de produto.
Exemplo de Conta Escrow aplicada a compra e venda de produto.
A negociação é concluída quando todas as partes cumprem com o combinado.

Sabe-se que o risco envolvido no negócio é bastante alto quando se tratam de fusões e aquisições de empresas, por exemplo. Nestes casos, a Conta Escrow colabora proporcionando maior segurança jurídica às partes, minimizando, por exemplo, os riscos de que o comprador venha a responder por passivos provenientes de fatos anteriores ao fechamento do negócio. A Conta Escrow vem, então, para garantir o cumprimento das obrigações acordadas na negociação comercial.

Além disso, o depósito escrow garantirá também que o comprador poderá ser ressarcido dos eventuais prejuízos decorrentes da inexatidão das informações fornecidas pelo vendedor, apuradas mediante auditoria na empresa objeto de compra.

Como desenvolver a Conta Escrow

Você encontra aqui, na Atar B2B, toda infraestrutura tecnológica necessária para desenvolver o produto Conta Escrow e inseri-lo em sua plataforma.

Você tem toda liberdade para criar as suas regras de negócio e a sua proposta de valor, podendo utilizar-se das nossas soluções Banking as a Service para construir seu projeto e torná-lo realidade.

Com as nossas APIs, você poderá criar contas gráficas (wallets), respeitando as regras regulatórias do mercado financeiro. Além disso, será possível administrar as movimentações para que elas respeitem as regras de negócio da sua plataforma. Sistemas de pagamento como Pix ou transações P2P (peer to peer) podem ser utilizados, assim como boletos para depósito.

Com as APIs financeiras (ou APIs Banking as a Service), você pode arquitetar a solução que você desejar, do jeito que você desejar. As APIs são plug and play e permitem que você altere e aprimore seu arranjo sempre que necessário.

Tecnologia para Conta Escrow

A Atar B2B oferece a melhor plataforma Banking as a Service disponível. Estamos há 7 anos no mercado financeiro, atendemos toda a regulação do Banco Central e já ganhamos mais de 10 prêmios de reconhecimento.

Solicite contato no botão abaixo e permita-nos saber como podemos lhe ajudar! Conte com assessoria comercial e técnica inteiramente à sua disposição.

Sobre os autores

James Raul Withoeft
James Raul Withoeft
Publicitário e Designer em | LinkedIn | Mais publicações

Possui formação em Comunicação Social com habilitação em publicidade e propaganda e vasta experiência em branding, direção de arte publicitária, design gráfico, projetos editoriais, CX, UX e UI.