Atenção! Se o seu negócio atender a dois ou mais destes requisitos, você já tem um banco adormecido dentro da sua empresa.

É verdade que a construção de um banco digital é um projeto que está à disposição de qualquer empreendedor. Porém, para quais organizações esse investimento faz sentido? Quais são os requisitos para que a dedicação de recursos a essa iniciativa tenha retorno?

Isso nos leva a outra dúvida. Será que a minha empresa tem tudo para ser um banco digital lucrativo e eu estou deixando a oportunidade passar? Afinal, imagine custo de oportunidade envolvido na omissão do empreendedor em um setor tão relevante.

Nós preparamos um artigo muito esclarecedor, reunindo os principais cenários que merecem atenção quando o assunto é criar seu próprio banco digital. Descubra abaixo se sua empresa esconde em si um banco que fará você lucrar imediatamente. Pegue papel e caneta e some os pontos de relevância. Ao final do artigo, confira o resultado. Os sinais são:

Mais de 500 colaboradores

Relevância: 10 pontos.

Imagine pagar à toda sua rede de colaboradores por meio da sua própria conta digital. Com uma operação automatizada, seu departamento financeiro se torna mais produtivo e sua conta digital poderá lucrar sobre serviços financeiros com os quais os bancos lucram atualmente. Além disso, é uma condição favorável para construção de parcerias com outras empresas a fim de oferecer benefícios aos seus colaboradores, gerando um ecossistema de ganho mútuo.

Grande quantidade de fornecedores

Relevância: 15 pontos.

Uma grande quantidade de fornecedores e parceiros configura, de imediato, uma oportunidade para lucrar com a antecipação de recebíveis em sua conta digital, por exemplo – além das comissões em diversas operações e outras regras do seu modelo de negócio. Confira este artigo completo sobre antecipação de recebíveis para saber mais sobre esta estratégia. Com mais de 100 fornecedores e parceiros, o seu banco digital já se mostra um investimento consistente.

Alto volume de pagamentos

Relevância: 15 pontos.

Sua empresa efetua mais de 500 mil reais em pagamentos, separados em mais de 1.000 pagamentos diferentes? Estes números já evidenciam oportunidades interessantes. Um banco digital pode ser construído para efetuar tais pagamentos em uma estrutura próxima. Além de pagamento a colaboradores, representantes e fornecedores, em alguns casos, o estorno de compras pode ser efetuado através do banco digital para promover segurança e envolvimento com a marca, além de receber comissões e negociar antecipações. Para entender melhor os motivos para a criação de um banco digital, confira aqui diversos benefícios.

Políticas de benefícios aos colaboradores e representantes

Relevância: 25 pontos.

Se seu empreendimento se utiliza de programas de benefícios e bonificações à sua rede de colaboradores, parceiros e representantes, uma conta digital passa a ser um ótimo meio para promover tais programas, se tornando imediatamente lucrativa. Você pode utilizar sua conta digital para pagar salários, benefícios e entregar diversas outras soluções.

Alto volume de recebimentos

Relevância: 30 pontos.

Sua empresa recebe pagamentos recorrentes de clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas? Este é um dos sinais mais evidentes de que você tem um banco adormecido dentro da sua empresa. Naturalmente, o valor e a quantidade dos pagamentos são relevantes nesta análise, porém, estima-se que 1.000 pagamentos por mês já podem denunciar uma oportunidade promissora.

Público numeroso

Relevância: 20 pontos.

A verdade é que, quem faz um banco, são as pessoas envolvidas com ele. Quanto maior for a abrangência do seu negócio, maiores são as chances do seu banco digital dar certo. Além disso, com uma grande quantidade de pessoas envolvidas, as plataformas eletrônicas ganham relevância e, consequentemente, aderência ao seu produto financeiro. A escalabilidade é facilitada. Para saber mais, confira este artigo sobre como lucrar com um banco digital.

Plataforma (marketplace)

Relevância: 25 pontos.

Se o seu negócio tem formato plataforma como, por exemplo, um marketplace (onde são conectados clientes e vendedores), ele pode se beneficiar instantaneamente de uma conta digital e de tudo que ela pode oferecer.

Resultado

Hora de somar os pontos e saber se sua empresa já carrega consigo as características relevantes para emplacar um banco digital lucrativo.

Menos de 30 pontos

Seu negócio já mostra sinais importantes, porém não é um cenário óbvio, evidente. Com um plano de negócio estratégico, as chances de bom desempenho no mercado financeiro são ótimas.

30 a 60 pontos

Está na hora de planejar seu banco digital. Estude melhor seus números e seu modelo de negócio. Caso haja questões dúbeis ou pouco claras, busque assessoria. 

Mais de 60 pontos

Você já deveria ter seu próprio banco digital. Considere esse projeto imediatamente. É muito provável que você esteja deixando passar uma ótima chance de investimento.

Como contratar

Nós, da Atar B2B, estamos comprometidos com o seu negócio. Acompanhamos você em cada processo do seu projeto com uma assessoria próxima e um suporte prestativo.

Estamos há 9 anos no mercado financeiro, atendemos toda a regulação do Banco Central e já ganhamos mais de 10 prêmios de reconhecimento.

Sobre os autores

Equipe Atar B2B - Criação de Conteúdo e Comunicação
Dpto. Comercial
James Raul Withoeft
James Raul Withoeft
Coordenador de Marketing em Atar B2B | LinkedIn

Possui formação em Comunicação Social com habilitação em publicidade e propaganda e vasta experiência em branding, direção de arte publicitária, design gráfico, projetos editoriais, CX, UX e UI.