Graças aos meios digitais, empresas conseguem alcançar os consumidores ideais com muito mais facilidade, não importando o nicho em que ela atue – além de construir métricas e inteligência de mercado graças à acurácia das informações obtidas.

Isso acontece porque o comportamento de consumo está cada vez mais conectado com o online, desde o momento da descoberta até a aquisição. 

Uma das principais táticas para construir o engajamento consistente do público é o marketing de recompensa. E adivinha só! A tecnologia financeira é uma tremenda aliada nesta estratégia. Continue a leitura e entenda como essa combinação pode ser aplicada no seu negócio.

O poderoso marketing de recompensa

O marketing de recompensas age diretamente na motivação dos consumidores, que passam a preferir empresas e marcas que entregam benefícios agregados ao produto ou serviço que vendem. As recompensas tomam a atenção dos consumidores e reduzem a fricção associada à tomada de decisão. Para as empresas, alguns dos principais benefícios são:

  • Constrói conexão com os consumidores.
  • Aumenta a lealdade do consumidor.
  • Promove um engajamento mais profundo com a marca.
  • Atrai novos clientes.

Um estudo recente descobriu que 82.4% dos consumidores tendem a comprar mais de lojas que tem algum tipo de programa de recompensas. Segundo o relatório Loyalty Barometer Report de 2021, promovido anualmente pela Hello World, 81% das pessoas desejam criar relacionamento com as marcas, e 58% preferem quando isso acontece por meio de ofertas e presentes.

Com a ascensão do digital, esta estratégia foi atualizada com novas formas de bonificar o consumidor. Uma delas é o cashback, na qual uma parte do dinheiro retorna ao consumidor. O resgate deste bônus pode acontecer de diversas maneiras, inclusive em forma de recompra. Além do cashback, algumas das principais abordagens do marketing de recompensa são:

  • Acúmulo de pontos que podem ser resgatados online ou offline.
  • Programa baseados em frequência de compra.
  • Gamificação com recompensas após conquistas de etapas ou feitos.
  • Bonificação sobre indicação.
  • Bonificação sobre avaliação.
  • Concurso ou sorteios.

Todas estas estratégias podem ser otimizadas ou enriquecidas com o uso de tecnologia financeira. Uma conta digital, por exemplo, pode ser utilizada para o acompanhamento do acúmulo das pontuações e resgate dos prêmios. Os prêmios podem, inclusive, ser convertidos em saldo positivo em um cartão pré-pago para consumo em estabelecimentos preestabelecidos.

TLC Marketing e as campanhas centradas em experiências

TLC Marketing é uma agência com mais de 30 anos de mercado no mundo e seu escritório em São Paulo comemora neste 2022, seus 10 anos de uma rica história de marketing promocional com programas de recompensa no Brasil e América Latina.

Seu objetivo é ajudar as marcas a motivar o comportamento transacional. Além de promover o consumo, as ações da TLC Marketing fazem as pessoas compartilharem informações e experiências sobre a marca, gerando um ganho expressivo em frequência de compra e lealdade à marca. 

Diferente das promoções com sorteio, as estratégias de recompensa criadas pela TLC Marketing buscam premiar todas as compras individualmente, garantindo a percepção de valor pela parte do consumidor. Além disso, constroem consciência de marca e brand equity.

Um dos pontos fortes da companhia é sua vasta rede de parceiros ao redor do mundo, incluindo restaurantes, cinemas, parques temáticos, academias, clubes esportivos, hotéis, companhias aéreas, agências de viagens e serviços de entretenimento. Estas conexões permitem excelentes preços e estratégias únicas.

Além das recompensas, as campanhas de premiações da agência usam um modelo que garante consistência com o manifesto do seu cliente. Com a sinergia entre storytelling, storydoing e story sharing, a TLC Marketing dá vida à história das marcas, que passam a se conectar profundamente com os seus consumidores por meio de experiências marcantes, criando uma base fiel de fãs e defensores da marca.

A agência já entregou projetos para mais de 50 das atuais 100 Top Brands do mundo. Atendeu empresas como Mastercard, Coca-Cola, McDonald’s, Xerox, FedEx, Shell, Eletrolux, Continental, LG, P&G, Ferrero e Diageo. A TLC Marketing Brasil, escritório nacional da empresa, já criou estratégias épicas para marcas como Mentos (Perfetti Van Melle Brasil), Huggies, Elo, Nestlé, Kimberly-Clark, Oster e PepsiCo.

Pix, TED, boleto e cartão: tudo via API

Em épocas de transformação digital, a TLC Marketing explora todos os meios digitais para garantir a experiência perfeita, com alto valor agregado para o consumidor e para seu cliente. 

As campanhas envolvem o uso de diversas possibilidades de recompensas como, por exemplo: cashback, resgate de prêmios online e offline, acúmulo de pontos, crédito em cartão de crédito, recarga de celular, voucher para consumo em rede de parceiros e outros.

É fácil perceber como a tecnologia financeira é uma peça importantíssima para viabilizar estas campanhas e garantir uma experiência sem atrito aos consumidores. Este é um ótimo exemplo do conceito Invisible Banking, onde o cliente efetua operações bancárias de maneira fluida, natural, amigável, de forma totalmente integrada à sua rotina.

A TLC Marketing escolheu o serviço de Conta Cash Management da Atar B2B para dar vida a uma de suas mais novas campanhas que necessita de serviço bancário. “A parceria com o time da Atar está sendo ótima! A Fintech escolhida por nós surgiu em uma necessidade pontual para atender uma de nossas campanhas com o modelo Cashback. Eles tiveram surpreendente agilidade para conseguir fechar a mecânica e estrutura da premiação dentro do período de 30 dias. A proximidade do atendimento trouxe sensibilidade quanto às nossas requisições e a criticidade do senso de urgência deixou todo processo integral, fluído, dinâmico e, principalmente, leve.” nos contou Caroline Poppi, Gerente de Contas da TLC Marketing Brasil. A Conta Cash Management da Atar B2B consiste em uma conta PJ com completo acesso via API. Com ela, você pode criar todas as automações e arranjos necessários para fazer seu projeto acontecer. Configura alguns dos recursos disponíveis: 

  • Saldo e extrato
  • Pix
  • TED
  • Transferência entre usuários
  • Cartão de pagamentos, físico ou virtual
  • Saque em caixa automático
  • Depósito via boleto
  • Pagamento de boletos (contas e tributos)
  • Recarga de celular

Diferença entre Banking as a Service (BaaS) e Conta Cash Management

Estes dois produtos podem ser apresentados de forma muito semelhante, já que ambos entregam operações bancárias via API. Entretanto, existe uma diferença fundamental. 

A contratação de um serviço de Banking as a Service é orientada a empresas que desejam oferecer uma conta digital nominal e individualizada aos seus clientes e necessitam de uma solução tecnológica e regulatória pronta para rodar sua operação. Todas as APIs de Banking as a Service da Atar B2B são preparadas para gerir uma estrutura de contas com diversos meios de entrada e saída de recursos financeiros.

A Conta Cash Management é apropriada para empresas que desejam construir automações de pagamento e soluções específicas. Graças a conexão via API, sua conta PJ pode ser facilmente conectada à uma estrutura de software para automatizar operações (com conciliação automática). Neste produto, também é possível processar pagamentos em lote através do upload de arquivos.

Afinal, o que é Invisible Banking?

Assim como o Embedded Finance, o Invisible Banking foi mais um dos conceitos que nasceu com o amadurecimento do Open Finance. Em uma tradução literal, significaria banco invisível ou atividades bancárias invisíveis

Este conceito representa a inserção de operações bancárias no dia a dia do consumidor de forma natural e amigável, a ponto dela ser invisível. A ideia é que o cliente use soluções bancárias de forma tão natural e sem atritos que simplesmente “esqueça” que está lidando com o seu banco. A relação natural dos consumidores com promoções envolvendo pagamentos e transações financeiras é um exemplo de como esse fenômeno pode acontecer. 

As possibilidades se expandem ainda mais quando adicionamos o uso de Inteligência Artificial (AI) e da Internet das Coisas (IoT). Pessoas podem efetuar suas compras apenas dando um comando de voz para uma assistente virtual, tal como a Alexa ou a Siri. Ou ainda de forma autônoma, por um refrigerador que percebe que seus alimentos favoritos já se esgotaram.

APIs de pagamento para o seu negócio

Destrave novas possibilidades inserindo tecnologia financeira no seu negócio. Na Atar B2B, você encontra uma rica coleção de produtos e serviços financeiros prontos para serem conectados ao seu negócio.

Nossas soluções são plug and play e podem ser facilmente recombinadas e reconfiguradas. Novos arranjos podem ser facilmente criados para se adaptar a diferentes modelos de negócio ou a novas necessidades do mercado.

Estamos há 8 anos no mercado financeiro, atendemos toda a regulação do Banco Central e já ganhamos mais de 10 prêmios de reconhecimento. Somos uma empresa do grupo Porto Seguro. Conte com a solidez de uma corporação com mais de 4 décadas de mercado.

Sobre os autores

James Raul Withoeft
James Raul Withoeft
Coordenador de Marketing em Atar B2B | LinkedIn

Possui formação em Comunicação Social com habilitação em publicidade e propaganda e vasta experiência em branding, direção de arte publicitária, design gráfico, projetos editoriais, CX, UX e UI.