O conceito de Super App se tornou famoso nos últimos anos graças ao sucesso que eles fazem em países como Índia, Rússia, Turquia, Japão e, principalmente, China – país de origem desta modalidade de aplicativos.
Se você nunca ouviu falar nestes “aplicativos para tudo”, não se preocupe. Nos próximos parágrafos vamos deixar você por dentro desse movimento, como ele se relaciona com a tecnologia financeira e como estes aplicativos estão sendo introduzidos no Brasil nos dias de hoje.
O que é um Super App?
Estamos acostumados a usar aplicativos especializados em determinadas tarefas. Os usuários chineses, por outro lado, precisam apenas de um “super app”. Imagine um único aplicativo que dê acesso a uma grande variedade de recursos e funcionalidades. Nele, você pode conversar com seus amigos, fazer publicações em texto e vídeo, transmissões ao vivo, pedir comida, chamar um veículo, agendar voos e reservar hotéis, assistir a vídeos e jogar seus games favoritos, alugar um patinete ou bicicleta elétrica.
Esta é a proposta dos Super Apps (superapps), também chamados de Super Aplicativos (superaplicativo) aqui no Brasil, graças à sua grande quantidade de funções. É como se todos os apps estivessem em um só lugar.
Neste aplicativo, você também guarda seu dinheiro, transfere para os seus contatos e paga por todo tipo de produto ou serviço. O pagamento por QR Code efetuado por meio dos Super Apps é aceito tanto em grandes redes de supermercados quanto em feirinhas regionais, por exemplo.
Cashless Society
A China é pioneira em transações sem dinheiro (cashless), impulsionada pelos superapps Alipay da Alibaba e pelo WeChat da Tencent. De acordo com a previsão da eMarketer, cerca de 60% da população da China terá feito uma compra por meio de pagamento móvel até 2023. Conforme a tendência continua, a China pode, em breve, se tornar uma cashless society (economia sem dinheiro), onde os métodos de pagamento digital substituem totalmente o dinheiro.
Inclusive, não é raro encontrar pedintes que aceitam doações através desta tecnologia – tamanho impacto destes aplicativos na maneira com que os chineses utilizam seu dinheiro.
Como os super aplicativos criam valor?
O benefício mais óbvio da abordagem destes super aplicativos é a venda cruzada. Neste contexto, a empresa pode oferecer ao usuário vários serviços em um único aplicativo. Por outro lado, também existem vantagens para o usuário, já que:
- Uma estratégia de sucesso de super aplicativo impulsiona o crescimento de todos os envolvidos;
- Crie mais maneiras de interagir com os clientes existentes;
- Abre novas bases de clientes por meio de parcerias;
- Reduz o custo de reaquisição, retendo o usuário com outros serviços;
- Atrai grandes quantias de investimento.
Carregando o dinheiro do usuário e colocando à sua disposição praticamente tudo que ele precisa em sua rotina diária, pode-se imaginar o quanto da vida destas pessoas gira em torno destes aplicativos e quanto dela é registrada nos mesmos. Existe nestes sistemas uma capacidade imensa de captura de dados, entendimento dos hábitos de consumo e construção de experiências e ofertas personalizadas.
Super Apps mais populares
A China saltou para a era da internet com dispositivos móveis muito rapidamente. Por esse motivo, tecnologias como pagamento por meio de cartão não tiveram tempo nem espaço para criarem raízes. Isso também permitiu com que plataformas online produzissem inovação de uma forma diferente das suas contrapartes ocidentais. Confira abaixo os super apps chineses mais conhecidos:
Com mais de um bilhão de usuários diários ainda em 2019, o WeChat, desenvolvido pela Tencent, se tornou o aplicativo mais popular da China. Com ele, é possível conversar com outras pessoas, jogar, pagar refeições, fazer compras, ler notícias, chamar um táxi e até agendar consultas médicas. O pagamento em estabelecimentos físicos pode ser realizado por QR Code, o que torna o processo ainda mais simples.
AliPay
Tão, ou mais, popular quanto dinheiro na China. Lançado na China em 2004, o sistema de pagamentos móveis da Alibaba Group também já possui mais de 1 bilhão de usuários e é responsável por 24,5% de todos os métodos de pagamento da China (dado de 2018). Com ajuda de milhares de APIs, o Alipay tornou-se crítico para restaurantes, supermercados, hotéis, companhias áreas, redes de cinemas, taxis, metrô e até mesmo igrejas.
Os Super Apps no Brasil
Em agosto de 2019, o Google divulgou resultados de uma pesquisa durante o evento App Summit no Brasil. O estudo mostrou que 81% dos brasileiros ainda não estão familiarizados com o termo Superapp. Foram consideradas as opiniões de 500 pessoas que responderam às perguntas na ferramenta de pesquisa online do buscador. Ao entenderem o conceito, porém, 45,8% dos participantes se mostraram dispostos a instalá-los — 20,3% o fariam imediatamente.
O conceito ainda é novo por aqui, mas existem aplicativos que estão se esforçando objetivamente para se tornarem super aplicativos. Dentre eles, os mais mencionados são:
- Magalu, MercadoLivre e Amazon (dentre os e-commerces)
- Facebook e WhatsApp (no mercado dos mensageiros)
- iFood, Rappi (entregas)
Super Apps e BaaS
O modelo Banking as a Service está em constante crescimento e é impulsionado pela tendência global da cultura Open Finance e Open Banking. O BaaS permite com que fintechs e outras empresas se conectem aos sistemas dos bancos diretamente por meio de APIs para que possam criar ofertas bancárias com base na infraestrutura regulamentada dos provedores
Como os Super Apps constroem seu valor sobre benefícios relacionados ao consumo, os serviços de Banking as a Service participam intimamente da sua infraestrutura tecnológica. Tais aplicações exploram todo o poder de fogo do Banking as a Service e não seriam possíveis sem as possibilidades trazidas pelo BaaS.
Confira alguns dos principais recursos fornecidos pelo BaaS comuns em um super aplicativo:
- Criação de contas wallet (conta gráfica)
- Transferência entre contas (p2p)
- Depósito por meio de boleto, Pix e TED
- Saldo e extrato
- Pagamento de contas
- Recarga de celular
- Link de pagamento
- Pagamento com QR code
- Saque em ATM
- Gateway de pagamentos
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Sobre os autores
James Raul Withoeft
Possui formação em Comunicação Social com habilitação em publicidade e propaganda e vasta experiência em branding, direção de arte publicitária, design gráfico, projetos editoriais, CX, UX e UI.