Empreendimentos que realizam muitos pagamentos de forma manual sofrem com exaustivas etapas de conferência, falta de segurança e lentidão no processo. Em algumas empresas, vários colaboradores são alocados por dias para esta tarefa. Quando este processo envolve muitas formas de pagamento como boletos, TED e Pix, as dificuldades são multiplicadas.

Mesmo quando esta rotina é parcialmente automatizada, existem muitas dificuldades com burocracia e falta de agilidade. Sem contar que, se houver algum erro, encontrá-lo pode ser tão difícil quanto encontrar uma agulha no palheiro.

A automatização das operações financeiras é uma solução que vem de encontro a esta dor e já possui uma publicação específica aqui no blog da Atar B2B. Aqui, neste artigo, vamos tratar especificamente dos pagamentos via Pix – o meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central.

O que é pagamento Pix em lote?

Consiste na possibilidade de se fazer dezenas, centenas ou milhares de pagamentos sequenciais de forma automática com apenas um comando.

Com este recurso, você pode processar várias transferências com pouco esforço e muita segurança. Esse processo pode ser chamado de pagamento cumulativo, pagamento em massa, transferência em massa ou ainda payroll (expressão em inglês para folha de pagamentos).

Como funcionam os pagamentos Pix em lote?

O meio de pagamento instantâneo do Banco Central simplificou e trouxe grande agilidade na realização de pagamentos para todos os mercados. O Pix é uma alternativa mais rápida e barata se comparado ao TED, boleto ou DOC.

E quanto a necessidade de escala? Para atender a esta necessidade, existem APIs específicas que permitem o processamento automatizado de lotes de operações. Tais APIs são preparadas para que haja o controle total dos eventos, bem como a monitoração da operação.

O uso de APIs permite uma vasta gama de arranjos, atendendo às mais diversas necessidades. Seu time de produto e desenvolvimento tem completa liberdade para utilizar as APIs da forma mais eficiente dentro do seu negócio.

Uma das possibilidades é o uso de arquivos de remessa que podem ser criados a partir de uma planilha contendo suas transações listadas. Basta exportá-la no formato .CSV ou .OFX e importá-la por meio da API. Pronto! O que demorava horas ou até dias, agora leva menos de um minuto.

Vale ressaltar que, apesar do Pix ser um meio de pagamento eletrônico instantâneo, os pagamentos em lote não acontecem todos ao mesmo tempo. Uma fila gerenciada de forma inteligente é criada e processada dentro dos limites operacionais desta tecnologia, a fim de garantir o máximo desempenho deste recurso.

Benefícios

Se você ou sua equipe gastam horas preenchendo formulários e completando operações manuais de transferências bancárias todos os dias, semanas ou meses, será fácil perceber como o recurso de pagamento em lote pode revolucionar sua rotina de pagamento.

Mais velocidade

Ao utilizar uma solução de automação de pagamentos via Pix, estima-se um ganho de tempo superior a 95% se comparado a processos manuais.

Mais segurança

Evite os transtornos causados por erros humanos. Caso você esteja procurando incluir o pagamento Pix em sua plataforma, você pode utilizar um sistema de early check para garantir que as chaves Pix cadastradas são válidas, evitando erros de digitação que acarretarão em rejeição das chaves e, consequentemente, erros nos pagamentos.

Menos custos

O Pix tem um custo muito mais competitivo se comparado com boleto, TED ou DOC. O seu negócio também sai ganhando em termos de custos operacionais. 

Otimização da sua equipe

Operar uma solução de pagamento automatizada demanda poucos minutos de apenas um operador – algo impossível de se imaginar em uma realidade onde centenas de pagamentos são feitos manualmente passando por dinâmicas de conferência e double check. Com pagamentos em lote, esta equipe pode ser alocada para contribuir com novos projetos.

Melhor relacionamento com seus cliente

Menos problemas nos pagamentos é sinônimo de menos problemas nas relações. Com pagamentos em lote utilizando o Pix, você garante sua boa reputação diante dos seus clientes e parceiros.

Como implantar os pagamentos em lote?

Com a Atar B2B, você tem à sua disposição a melhor ferramenta para pagamentos em lote, além de diversas APIs de tecnologia financeira desenvolvidas com mais de 9 anos de experiência. Conte com uma equipe comprometida com a sua satisfação, um atendimento próximo e um leque completo de soluções financeiras para o seu negócio

Atendemos a toda regulação do Banco Central, já ganhamos mais de 10 prêmios e nossos clientes PJ já transacionam para mais de 400 mil contas usando nossos serviços.

Sobre os autores

James Raul Withoeft
James Raul Withoeft
Coordenador de Marketing em Atar B2B | LinkedIn

Possui formação em Comunicação Social com habilitação em publicidade e propaganda e vasta experiência em branding, direção de arte publicitária, design gráfico, projetos editoriais, CX, UX e UI.