A Porto Seguro anunciou o lançamento do seu banco digital Porto Seguro Bank nesta terça-feira, dia 12 de abril de 2022, em seu evento para investidores nomeado de Porto Day, apresentado pelos principais executivos da companhia, com transmissão online pelo Youtube, a partir do Teatro Porto Seguro.

A conta digital poderá ser acessada por meio do superapp da Porto Seguro que já concentra produtos das quatro verticais da organização: Seguros, Saúde, Negócios Financeiros e Serviços. Este lançamento representa o cumprimento de mais uma etapa da estratégia da companhia de transição para o mercado digital.

Para a construção da plataforma de banco digital, peça central na administração de todos os demais serviços, a Porto Seguro contou com a infraestrutura tecnológica e bancária provida pela fintech Atar B2B adquirida pela gigante em outubro de 2021. Além de fornecer seu Core Bancário e serviços de Banking as a Service (BaaS), a Atar B2B proveu suporte e assessoria para construção de produtos, processos, regras de negócio e adequação regulatória.

Roberto Santos, CEO da Porto Seguro, apresentando o Porto Day.

Porto Seguro Bank, a peça que faltava

O recém lançado Porto Seguro Bank representa a consolidação de todos os produtos financeiros criados desde o início das atividades da vertical de serviços financeiros da Porto Seguro em 1976. 

A companhia começou no ramo de consórcios – acrescentando ao seu portfólio, mais tarde, serviços como garantia locatícia, financiamentos e cartão de crédito. Hoje, o cartão de débito Porto Seguro Bank foi anunciado em conjunto com a conta digital que possibilita pagamentos de boletos, tributos e transferências – incluindo com o Pix.

O banco que já nasceu gigante

O Porto Seguro Bank entra no mercado dentre os 15 maiores bancos do Brasil, com 3,5 milhões de clientes, R$ 13 bilhões em ativos de crédito e R$ 3,6 bilhões em receita.

A conta digital é integrada ao superapp e será garantida pelo “Seguro Conta Protegida”, um serviço único que assegura o valor depositado em conta.

Construído com a inteligência de mercado de mais de 40 anos, este projeto visa entregar todos estes serviços em uma plataforma unificada, com uma experiência simples e amigável, atendendo com excelência a usuários de todos os perfis e idades. 

Marcos Loução, CEO da Vertical Financeira da Porto seguro, apresentando o Porto Seguro Bank no Porto Day.

Como ser um cliente Porto Seguro Bank?

Durante o evento Porto Day, foi lançada a versão beta da conta digital disponível para um grupo selecionado de clientes e funcionários da Porto Seguro. Os acessos à conta digital serão liberados aos poucos para os demais clientes.

Caso você ainda não seja cliente da empresa, você já pode solicitar seu cartão de crédito Porto Seguro Bank e entrar na fila de espera da conta digital.

Futuro e a evolução do banco digital

Diversos produtos inovadores estão incluídos na agenda evolutiva do novo banco da Porto Seguro. Dentre outras iniciativas, o roadmap da plataforma conta com Conta PJ (conta corporativa), Conta Infantil e Prevback.

Prevback é um produto pioneiro do Porto Seguro Bank. Com ele, o cliente Porto Seguro recebe de volta (cashback), em previdência, uma porcentagem de suas compras em cartão de crédito – semelhante ao “investback” oferecido por algumas plataformas de investimento.

Algumas estratégias de expansão de marca também estão previstas. O Porto Seguro Bank, por exemplo, foi anunciado como o meio de pagamento oficial da Fórmula 1 para os próximos 3 anos. 

Core bancário e infraestrutura

A Atar B2B proveu a infraestrutura tecnológica que administra as operações bancárias em tempo real, chamada de Core Bancário ou Core Banking. Esta solução é o coração de um banco. É onde são criadas as contas, registrados os créditos, débitos e saldos. Nele, são integrados os meios de pagamento e câmaras de conciliação, além de geradas todas as obrigações regulatórias.

Graças ao modelo plug and play da Atar B2B, cada uma dessas peças podem ser conectadas e desconectadas com facilidade, dando total controle e flexibilidade à empresa contratante do serviço. Isso garante um incrível poder de manobra – permitindo uma rápida entrada no mercado com grande autonomia para melhoria contínua. Estima-se que um projeto deste tamanho levaria mais de 2 anos para ser realizado. Graças a Atar B2B, este tempo foi reduzido para menos de 6 meses.

Outro grande diferencial: o Core Bancário da Atar B2B funciona no modelo SaaS (Software as a Service), onde o contratante consome as APIs sem precisar se preocupar com questões de infraestrutura e escalabilidade.

Além do Core Bancário, a Porto Seguro utiliza soluções de ERP e integrações de BaaS (Banking as a Service) da Atar B2B. A organização também contou com toda a assessoria necessária para a construção de processos e estruturação da operação do banco da companhia.

Time da Atar B2B acompanhando o lançamento do Porto Seguro Bank na sede da Porto Seguro.

Criando a nova geração de bancos digitais

Esqueça as antiquadas e pesadas plataformas bancárias. O Core Bancário da Atar B2B é o novo motor dos bancos digitais, construído com tecnologia de ponta e otimizado para a nova geração de soluções financeiras. Conte com uma solução multi plataforma, robusta, totalmente parametrizável e, acima de tudo, fácil de integrar.

A Atar B2B é uma plataforma completa de Banking as a Service (BaaS) com uma rica coleção de APIs de pagamento, aplicativo white label e cartão de crédito pré-pago. Com as nossas soluções, você consegue criar seu banco digital em menos de 30 dias.

Estamos há 9 anos no mercado financeiro, atendemos toda a regulação do Banco Central e já ganhamos mais de 10 prêmios de reconhecimento. Somos uma empresa do grupo Porto Seguro. Conte com a solidez de uma corporação com mais de 4 décadas de mercado.

Você precisa de tecnologia financeira para a sua empresa? Nós vamos tirar seu projeto do papel.

Sobre os autores

Orlando Purim Junior
Orlando Purim Junior
Co-founder & CEO em Atar B2B | LinkedIn